7 erros que você não pode cometer ao imprimir seu material gráfico

Produzindo folhetos novos para sua empresa? Cartões de visita para seus clientes? Na hora de imprimir seu material gráfico, ter uma gráfica online de confiança é fundamental! No entanto, apenas uma boa parceira para impressão não garante qualidade. Alguns problemas no arquivo enviado podem comprometer o resultado final, por melhor que a gráfica seja. Pensando nisso, elaboramos 7 erros que você não pode cometer ao imprimir seu material gráfico. Acompanhe!

 

Erro #1: Exportar em RGB

Arquivos em RGB (Red, Green, Blue) não foram feitos para impressão, mas sim para telas e mídias digitais onde os pixels são a menor unidade digital de imagem. Para impressão de materiais em gráficas online, é necessário que o arquivo esteja em CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto).

Por isso, se o seu objetivo não for divulgar o material online, mas sim imprimí-lo, lembre-se sempre de criá-lo ou convertê-lo na opção CMYK. De vários fatores que podem fazer com que a aparência da cor não saia como a desejada, você com certeza estará eliminando o principal deles.

 

Erro #2: Não diferenciar os cortes

Alguns materiais, como cartão de visitas, flyers e folhetos podem ter cortes especiais para se tornar mais atrativos ao público que os receberá. Para que a gráfica online entenda o formato do corte que você optou, é importante que você desenhe a faca especial em cor Pantone, e mantenha o restante do arquivo em CMYK (conforme vimos acima).

 

Erro #3: Utilizar imagens em baixa definição

Elementos que vão para impressão precisam ser salvos em 300 dpi para garantir a qualidade da imagem. Arquivos salvos abaixo disso, mesmo que apresentem boa qualidade na tela do seu computador, sairão pixelados no momento da impressão.

 

Erro #4: Não utilizar sangrias

Você sabia que após a impressão, um folheto passa por um processo chamada refile? O refile nada mais é do que um corte nas laterais para limpar possíveis rebarbas. Mas, por mais preciso que o refile seja, ele pode sofrer alterações de até 3mm, e é aí que a sangria entra em ação. A sangrias irá demarcar exatamente onde deve ser feito o refile, alongando alguns milímetros o seu material para que ele não fique com margens brancas.

 

Erro #5: Não especificar o tipo de enobrecimento

Alguns tipos de enobrecimento, como hot stamping (efeito metalizado no material), verniz local (efeito brilhante apenas em alguns pontos) e relevo (área sobreposta ao impresso), precisam ser demarcados no material para que a gráfica online aplique no local certo.

 

Erro #6: Não converter textos em contornos ou curvas

As gráficas online não possuem todas as fontes existentes no mundo instaladas no computador. Por isso, antes de enviar seu arquivo, converta todos os textos em contornos (Illustrator) ou curvas (Corel Draw). Isso fará com que os textos se tornem uma ilustração, que poderão ser facilmente lidas e impressas pelo computador da gráfica online.

 

Erro #7: Desenvolver o material gráfico no Word

O formato final para impressão de qualquer material gráfico é o PDF/x1-a. Só ele garantirá qualidade e fidelidade do impresso em relação ao que foi criado digitalmente. Por isso, seja cartões de visitas, folhetos, banners ou catálogos, deixe de lado programas como Word e utilize softwares especializados de criação, como Corel Draw, Adobe Illustrator, Photoshop ou InDesign.

Evitando esses erros e seguindo nossas instruções, seus materiais terão mais garantia de um resultado como aquele que você imaginou quando viu a arte pelo monitor. E se você estiver precisando de uma gráfica online para ser parceira do seu negócio, conheça nossos serviços e entre em contato!

Material de apoio: como utilizar ao seu favor

Um bom vendedor deve se preocupar com diversos aspectos durante o processo de vendas. Postura, persuasão, apresentação pessoal e boa linguagem são algumas das ferramentas indispensáveis para o profissional de vendas. Mas tudo isso pode não ser suficiente sem um material de apoio. Cartões de visitas, folhetos e folders são decisivos para convencer os clientes de que o produto que você oferece é, realmente, o melhor do mercado.

Algumas pesquisas mostram que, mesmo com a evolução dos canais digitais, principalmente no que envolve a venda de produtos físicos, os materiais de apoio, como amostras, folhetos e brindes, são realmente relevantes na tomada de decisão de um cliente.

Para você entender melhor como usar materiais de apoio a seu favor, conheça 4 opções que não podem faltar na sua abordagem de venda:

Cartão de visita
No primeiro contato com o cliente, o cartão de visitas deve ser entregue para que o vendedor se apresente. No cartão, é importante constar informações de contato como nome, cargo, e-mail, telefone fixo e móvel, além de especificações da empresa que você representa, como logotipo, site e redes sociais. Ao receber o cartão, o futuro cliente saberá com quem está negociando e poderá entrar em contato após a sua visita.


Folders e Folhetos
Um simples pedaço de papel, produzido em diferentes gramaturas, pode passar mais confiança para o cliente, ajudando a convencê-lo sobre a compra. Os folders e folhetos resumem os seus serviços de maneira simples e criativa, e podem ainda comunicar promoções e ofertas especiais. Provavelmente esses materiais serão lidos após a sua visita e reforçarão a mensagem que você passou quando o visitou.

Blocos de notas
Os blocos de nota geralmente servem como brindes e as pessoas adoram! Ele devem conter o logotipo da empresa que você representa e podem ter diversos formatos e tamanhos. Além de serem uma excelente opção de mostruário e brinde para o cliente que você está tentando conquistar, ele também serve para deixar sua marca exposta à outras pessoas, conforme é usado.

Catálogos e amostras
Um vendedor acompanhado de um catálogo de produtos e amostras, com certeza, tem muito mais chance de sucesso! Esses materiais ajudam as pessoas a visualizarem melhor e até mesmo pegarem na mão o que você está tentando vender. O catálogo de produtos geralmente fica com o cliente, assim ele pode olhar com calma e escolher o que mais lhe interessa. As amostras, dependendo da quantidade que você possuir, também podem ser deixadas com o cliente para testes.

É importante ressaltar que esses materiais devem ser utilizados de forma natural, sem “empurrar” tudo de uma vez para cima do cliente. Utilize esses recursos de acordo com o andamento da conversa. Por exemplo, quando for explicar sobre as especificações do produto que está tentando vender, mostre essas informações através do catálogo ou, ainda melhor, por meio das amostras.

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5 dicas para fazer um folheto de sucesso

Os folhetos estão entre as melhores ferramentas de comunicação de uma marca com o seu consumidor. Porém, ao contrário do que muitos pensam, fazer um folheto não envolve apenas criar um material e enviá-lo para a gráfica online. Para que ele realmente seja efetivo, é necessário planejá-lo de uma maneira que a informação seja passada de forma simples e criativa aos leitores.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para você criar um folheto de sucesso e evitar que ele vá direto para a lixeira, como tantos outros. Acompanhe!


1. Aposte em um título de impacto
 

O título será sua primeira, e talvez única chance de chamar a atenção do leitor. Sabendo disso, aposte em frases curtas e com efeito, adotando um subtítulo, se necessário, para complementar a ideia inicial. Use também fontes maiores e de impacto, com cores chamativas que acompanham a paleta dos outros elementos presentes no folheto.


2. Seja conciso no texto

O texto do seu folheto deve promover o que sua empresa faz, por isso, vá direto ao ponto e comunique seus serviços de forma clara, livres de erros gramaticais ou de digitação. Lembre-se também de deixar em evidência seus contatos, como telefone, e-mail e endereço, e a ação que você espera que o leitor tome após ler o folheto, como comparecer em algum local ou evento.


3. Use imagens

Um folheto apenas com textos escritos pode se tornar desinteressante em poucos segundos. Por isso, inclua sempre uma ilustração, foto ou imagem que represente aquilo que está divulgando. E lembre-se: a qualidade da imagem é muito importante para garantir o foco no momento da impressão. Na internet, existem uma série de bancos de imagens em alta qualidade que podem te auxiliar, caso você não tenha uma foto própria do seu produto ou serviço.


4. Ofereça descontos

Uma maneira muito eficaz de chamar a atenção do leitor é oferecer descontos ou comunicar promoções no folheto. As pessoas no geral adoram participar de promoções, ganhar brindes e cupons de desconto. Por isso, incentive seu consumidor a entrar em contato com você através desses gatilhos.


5. Cuidado com a aparência

Para o seu folheto ter sucesso, é preciso estar atento a algumas boas práticas relacionadas ao layout do material, como fontes, cores e alinhamento. Um layout simples, sem muita “poluição visual” tem resultados melhores pois facilita a leitura e o entendimento da mensagem.

Recomenda-se que um folheto tenha, no máximo, duas fontes, e que ambas estejam em tamanhos legíveis na hora da impressão. Além disso, verifique se as cores escolhidas conversam entre si e com a mensagem que você está querendo passar. Por exemplo, materiais da área da saúde tendem a adotar cores mais leves, como azul ou verde.

Aplicando as dicas acima, associadas à escolha de uma gráfica online de qualidade para a impressão, a confecção do seus folhetos será muito mais simples e com mais chances de levar clientes até o seu negócio! E se você está em busca da gráfica online certa para cuidar dos seus materiais gráficos, conheça nossos serviços e entre em contato!

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