Você quer um impresso capaz de fornecer o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio, e quer fazer isso de forma eficiente – nada daqueles exageros de informação, literalmente sufocando o leitor. 

A sua solução? Um folder!

Os folders são materiais impressos divididos em dobras, permitindo seccionar o seu criativo. Um folder de uma dobra, se tornam basicamente 4 seções diferentes. Com duas dobras, você tem 6 seções separadas por vincos. Isso abre um universo de possibilidades criativas inimaginável, e permite ao seu impresso que veicule o máximo de informações possível (como abrimos o texto), podendo até a rivalizar ou ser superior à uma peça direcionando seu cliente para uma landing page virtual (um passo a mais em um processo de comunicação que poderia ser mais breve e assertivo).

Principalmente em feiras e eventos, o folder é a melhor forma de você montar um impresso que possa contemplar diferentes qualidades dos produtos ou serviços, enquanto apresentar sua empresa e quaisquer outras informações que você queira, de maneira segmentada e organizada.

Criatividade, mas com consistência

Pense que esse material será a primeira impressão que seu negócio passará, então é importante que além de um design compatível com a identidade visual da sua marca e/ou campanha, seja mantido um mesmo padrão através de todo o material, ou ao menos uma semelhança em todas as dobras – afinal não é porque as informações foram segmentadas que a identidade visual possa sofrer mudanças drásticas.

A organização e hierarquização dos elementos, informações e tudo mais que for veiculado nesse folder também precisa ser planejada com atenção. Você quer uma apresentação comercial que comece com seu logo e tagline, ou surpreender com algum diferencial logo de cara? Lembrando que pode haver continuidade entre uma dobra e outra, você pode conectá-las e criar um fluxo de leitura para influenciar a atenção do leitor.

Qual material usar na impressão?

Outro fator importante é o substrato e acabamento escolhidos. Para distribuição nas ruas, para campanhas mais curtas ou de menor verba, você pode optar por folders menores, com substrato de menor densidade e acabamento mais simples. Para disponibilização para seus clientes, veiculação e distribuição em feiras e demais eventos, é recomendado caprichar na apresentação, optando por folders maiores, substratos mais pesados (como um couchê 250g/m² para um folder 30 x 63 cm), e acabamentos mais sofisticados, como uma laminação fosca, que além de mais elegante, não produz reflexos, enquanto usa um envernizamento localizado em determinadas partes do seu impresso.

Por serem peças mais complexas, existe uma variedade de técnicas e práticas voltadas especificamente para esses materiais, mas isso vamos contar em outro texto! ; D

Texto por André Schelgshorn


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