Carrinho

A cultura do Lambe-lambe

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre arte urbana, mais especificamente da arte Lambe-lambe, muito usada nas grandes metrópoles. O poster Lambe-lambe (Wheat-paste, em inglês), ou também conhecido por poster-bomber é um poster artístico produzidos em diferentes tamanhos e com técnicas variadas, geralmente colados em espaços públicos.

Origem
Criado no final do século 19 com o advento da indústria de impressão em massa (imprensa), o Poster/Cartaz possibilitava disseminar mensagens publicitárias, divulgação de eventos ou com conteúdo de cunho político. informações, pela cidade. Os circos itinerantes fizeram muito uso, por se tratar de uma mídia com custo barato, fácil disseminação e com tamanhos que facilitavam a leitura.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Técnicas
No início, as artes eram desenvolvidas usando técnicas manuais, pintadas a mão individualmente com tinta látex, spray ou guache, usando técnicas como xilogravura, embora tivesse autenticidade o processo era lento. Com o tempo, foi se adotando novas técnicas usando diferentes tecnologias de impressão como silk-screen ou através de foto copiadoras o que possibilitava imprimir em grande quantidade usando menor tempo. Hoje em dia, embora todas essas técnicas também sejam utilizadas de acordo com o propósito e estilo do artista, é possível fazer impressões de alta qualidade fotográfica a partir de artes digitais, desenvolvidas em softwares gráficos. Os tamanhos são variados, mas o mais popular é o formato A3 (30x42cm).


Colagem
A cola usada para colar o Lambe-lambe é originalmente feita com farinha de trigo, vem daí o nome Wheat-paste (pasta/cola de trigo), que nada mais é uma forma barata de aplicar diversos cartazes de forma eficiente. Imagina usar cola comum ou fita crepe? Inviável. Outra alternativa é usar a própria cola branca escolar líquida diluída em água. Para cada parte de cola branca, duas de água.

Aplicação
Se vê muito Lambe-lambe nas grandes metrópoles, em diversos lugares da cidade com mensagens diversas, poemas, imagens e frases artísticas e muitas vezes com cunho político ou de manifesto, porém, tem sido uma linguagem muito usada na decoração de interiores também. Muitas pessoas acabam cobrindo uma parede inteira com Lambe-lambe como se fosse um papel de parede.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Onde imprimir?
Na loja da Mr. Print você encontra Cartaz, Poster e também Lambe-lambe, disponível no formato A3 em papel offset 90g é perfeito para você deixar a sua mensagem por aí, ou simplesmente deixar a sua casa com mais estilo e personalidade com aquelas mensagens e artes que fazem mais sentido para você.

E aí? Se animou a fazer um lambe para colar por aí?
Esperamos que tenha gostado deste post. : )

Vídeos que você pode curtir:
Open chat
1
Precisa de ajuda?
Olá. Podemos ajudar?