Tipografia está em todo lugar que olhamos. Nos livros, sites, placas de rua, adesivos para carros, embalagens, enfim, está em praticamente em todo o tipo de comunicação visual.
Mas o que exatamente é tipografia?
Simplificando, tipografia é o estilo ou a aparência do texto . Também pode se referir à arte de trabalhar com texto — algo que você provavelmente faz o tempo todo se cria documentos ou outros projetos para o trabalho, escola ou para si mesmo.
Tipos comuns de fontes
A tipografia pode ser um assunto intimidador, mas não precisa. Você só precisa saber um pouco para fazer uma grande diferença nas coisas que faz todos os dias. Então vamos começar.
Primeiro, alguns tipos comuns de fontes e o que você precisa saber sobre elas.
• Fontes com Serifa
Simulam a caligrafia clássica feita a mão e fazem parte dos primeiros tipos de metal produzidos na Itália e França entre os séculos XV e XVI.
Devido à sua aparência clássica, são uma boa opção para projetos mais tradicionais . Eles também são comuns em publicações impressas, como revistas e jornais.
• Fontes sem Serifa
As fontes sem serifa não têm esse traço extra — daí o nome, que é francês sem serifa .
Esse estilo é considerado mais limpo e moderno que as fontes com serifa. Além disso, tende a ser mais fácil de ler nas telas de computadores, incluindo smartphones e tablets.
• Fontes de Exibição
As fontes de exibição vêm em muitos estilos diferentes , como script, blackletter, maiúsculas e simplesmente fantasia.
Devido à sua natureza decorativa, as fontes de exibição são melhores para pequenas quantidades de texto , como títulos e cabeçalhos e também para alguns projetos com mais gráficos.
• Escolhendo uma fonte
De certa forma, as fontes têm seu próprio idioma. Todos eles têm algo a dizer além das palavras na página. Eles podem parecer casuais ou neutros, exóticos ou gráficos. É por isso que é importante pensar na sua mensagem e escolher uma fonte que se encaixe.
Dica: Evite algumas delas
Algumas fontes vêm com bagagem extra , incluindo Comic Sans, Curlz e Papyrus. Não há nada de particularmente errado com essas fontes — elas apenas têm uma certa reputação por estarem desatualizadas e saturadas.
Se você se sentir tentado por elas, pense duas vezes e considere usar outra. Existem muitas fontes semelhantes e menos propensas a prejudicar sua mensagem.
Dica: Combinando fontes
Ao decidir quais fontes usar, menos é mais . É melhor limitar-se a uma ou dois por projeto. Se você precisar de mais contraste, tente repetir uma de suas fontes em um tamanho, peso ou estilo diferente. Esse truque é praticamente infalível para criar combinações interessantes que funcionam.
Você provavelmente já ouviu falar que os opostos se atraem. O mesmo vale para fontes. Não tenha medo de combinar estilos de fonte que são diferentes, mas complementares. Isso pode ser um desafio no começo, mas não se desespere. Procure outros desenhos em busca de inspiração, aos poucos você entenderá.
Outros termos importantes
Talvez você tenha ouvido termos como kerning , liderança , espaçamento e hierarquia. Para aqueles com mais experiência, esses conceitos são essenciais para a criação de projetos com aparência profissional. Como iniciante, você não precisa saber tudo sobre esses termos — apenas o suficiente para organizar seu trabalho e ajudá-lo a falar sobre design com mais confiança.
• Hierarquia
A hierarquia é usada para orientar os olhos do leitor para o que for mais importante. Em outras palavras, mostra a eles por onde começar e terminar a leitura.
O estabelecimento da hierarquia é simples: basta decidir quais elementos você deseja que o leitor observe primeiro e depois destacá- los. Itens de alto nível geralmente são maiores, mais ousados ou diferentes de alguma forma. Lembre-se de mantê-lo simples e seguir apenas alguns estilos complementares.
• Espaçamento
É o espaço entre as linhas de texto , também conhecido como espaçamento entre linhas .
Se você não tiver certeza de quanto espaçamento de linha usar, não se preocupe — o padrão geralmente é bom. O objetivo é tornar seu texto o mais confortável possível para ler . Espaçamento excessivo ou insuficiente, como no exemplo abaixo, pode tornar as coisas desagradáveis para o leitor.
• Rastreamento
Rastreamento é o espaço geral entre os caracteres , às vezes chamado espaçamento entre caracteres. A maioria dos programas permite condensar ou expandir isso, dependendo de suas necessidades.
Em alguns modelos, você pode ajustar seu rastreamento para criar um certo efeito artístico. Também pode ajudá-lo a corrigir fontes com espaçamento insuficiente para começar.
• Kerning
Kerning é o espaço entre caracteres específicos . Ao contrário do rastreamento, ele varia ao longo da palavra porque cada letra se encaixa de maneira diferente.
Algumas fontes têm o que chamamos de kerning ruim , fazendo com que certas letras pareçam espaçadas incorretamente.
Juntando tudo
Texto bem elaborado pode significar a diferença entre algo comum e extraordinário — mesmo que você esteja apenas começando com o design. Basta um interesse em tipografia e você começará a perceber mais, a ver mais e a fazer mais em seu próprio estilo.
Esperamos que você tenha gostado de aprender o básico da tipografia!
Fonte: https://edu.gcfglobal.org
Tradução e adaptação Roberto Setra.